segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PARCERIAS DUVIDOSAS


É muito comum um compositor fazer sozinho uma música e uma letra, sem parceiros e depois entregar uma parceria para quem gravar primeiro.
Na década de 80 o maior compositor de forró foi Adolfo da Modinha, lembram dele, nunca fez de fato uma música nem uma letra, mas por um determinado período foi um grande compositor, parceiros de grandes nomes da nossa música só porque tinha uma gravadora e várias lojas de discos espalhadas pelo Nordeste.
Eu mesmo como produtor de discos já recusei milhares de ofertas desse tipo. Gente que pra baratear o custo das gravações em meu estudio, me oferecem parcerias, principalmente os forrozeiros. É exatamente no forró onde essa prática se alastra como epidemia colocando em dúvidas célebres parcerias. Será que clássicos como Asa Branca é realmente de Luiz Gonzaga? Ou ele pegou a parceria de presente porque gravou a música? E as outras parcerias com Humberto Teixeira? Será que são mesmo dos dois?
Ficam comprometidas todas as parcerias de forró até que se prove o contrário!

3 comentários:

  1. cuidado com os espíritos de Gonzaga e Teixeira...

    ResponderExcluir
  2. Êita Zé, que vespeiro... aí tu tocou na "chaga" aberta. Tem um baiano famoso CV e um cearense RF que gostam muito disso. Pois muito se discute: quem fez a melodia; quem fez a poesia; se alguém fez algo ou nada; ou se...
    Por falar no assunto: Lia já foi ressarcida por Ney MT??
    Abração!!

    ResponderExcluir