sábado, 14 de novembro de 2009

EDMILSON DO PÍFANO



Nascido em Lajedo e morador de Caruaru, filho de uma família onde todos tocam pífano, Edmilson do Pífano se destaca por suas composições lindas e ingênuas, de grande valor musical e as vezes dificílimas de se tocar em tal instrumento. Edmilson é um dos maiores tocadores de pífanos do nordeste brasileiro, seu toque é expressivo, arrojado, verdadeiro, carismático e de uma personalidade sem igual, é dono do seu próprio estilo. Sua intimidade com o instrumento que lhe dá o sobrenome começou aos oito anos de idade, quando acompanhava seu pai nas novenas religiosas e nas festas de São João.

O forró arrojado e apurado de Edmilson nos lembra Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca, grandes nomes da música nordestina brasileira, ideal para quem quer simplesmente ouvir uma boa música regional ou dançar até não agüentar mais. É um trabalho de alto nível que, aos poucos, vai conseguindo seu merecido reconhecimento.

Edmilson nunca cursou uma escola de música, toca e compõe por pura intuição e inspiração, um dos maiores tocadores que eu conheço. Uma vez ele me disse que fazia música no ônibus, quando viajava e as via passando pela janela. Com 49 anos de idade e mais de 37 anos de carreira, apaixonado pela terra e seus ritmos, Edmilson do Pífano tem 15 trabalhos gravados e faz shows o ano inteiro pelas casas de forró espalhadas pelo Nordeste.

4 comentários:

  1. Ai Zé, meu parabéns pela iniciativa e, pra ser sincero: É um grande presente para os que conhecem seu trabalho e sua ética profissional.

    Nobre Edmilson, "Soprano no Canudinho" é um marco da música pernambucana.

    ResponderExcluir
  2. CAro Ze
    \muito bom esse novo espaco para divulgar suas ideais e vitorias. Parabens!
    Luiz Guimaraes.

    ResponderExcluir
  3. Oi zé. Conheco Edmilson e sua familia ha muito tempo. Ele é excelente tocador pifano. Você pode me dar o número do celular de Edmilson? Passe favor para meu email
    cidaguilherme@gmail.com

    ResponderExcluir