segunda-feira, 22 de março de 2010
PARTITURAS DE FREVO
Esse documento estava faltando! Grande iniciativa de Maurício Cavalcante, Marcelo Varela, a prefeitura do Recife através da Secretaria de Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
Aqui você encontra frevos de rua, canção e de bloco. Frevos conhecidos e desconhecidos de grande valor musical. As partituras estão prontas para imprimir com arranjos para orquestra.
Você também pode ouvir as músicas em MIDI.
Uma importante iniciativa para tornar o frevo patrimônio da imaterial humanidade, como já é do Brasil.
segunda-feira, 15 de março de 2010
TRIO NORDESTINO!
Alceu Valença, eu e Paulo Rafael no camarim do show do aniversário de Olinda. O tempo não passa, já a vida segue sem freio, só acelerador e vai danada pra Catende sem respeitar sinais nem cruzamentos. Já fomos chamados de Lampião, Cocada e Curisco, mas na verdade somos um trio nordestino!
quarta-feira, 10 de março de 2010
REGRAS F1 PARA 2010
As mudanças no regulamento da F1 para 2010
Fim do reabastecimento nos pit stops é a medida mais polêmica imposta pela FIA
Tirado da revista Isto é.AFP
O fim dos reabastecimentos de combustível e a mudança no sistema de pontuação mudarão o formato do Mundial de Fórmula 1 em 2010, após uma temporada 2009 repleta de modificações no regulamento. A competição começa em 14 de março com o GP do Bahrein. O fim dos reabastecimentos: É o grande desafio para as equipes nesta temporada 2010. Os reabastecimentos, realizados entre 1993 e 2009, serão proibidos. Os carros terão que chegar ao final da corrida com a gasolina do início da prova. A mudança teve consequências lógicas. Em primeiro lugar, naturalmente, as equipes foram obrigadas a mudar a capacidade dos tanques de combustível, que de 120 litros passaram para 240. Isso acarretou também uma mudança no desenho das máquinas, que agora são um pouco mais largas. Para isso, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) impôs novos pneus, mais finos na frente, o que modifica a estabilidade dos carros. Os F1 de 2010 são mais pesados e diferentes de pilotar. A ideia de eliminar os reabastecimentos tem como objetivo tornar os Grandes Prêmios mais emocionantes e fazer com que as provas não sejam decididas nos boxes. Os carros começarão as corridas com os últimos pneus utilizados nos treinos classificatórios e com o tanque cheio. O impacto dessas medidas no espetáculo ainda deverá ser verificado. Mudança no sistema de pontuação: O vencedor de cada corrida ganha 25 pontos; o segundo, 18; o terceiro, 15; o quarto, 12; o quinto, 10; o sexto, 8; o sétimo, 6; o oitavo, 4; o nono, 2; e o décimo, 1. Em 2009, o sistema era de 10-8-6-5-4-3-2-1. A ideia é valorizar mais as primeiras colocações, em especial a vitória, para estimular os pilotos a lutarem mais na pista. Abandono tácito dos kers: Apresentado como a maior revolução da temporada anterior, o kers, um sistema que transforma a energia dos freios em cavalos de potência complementares para a aceleração, se tornou um problema financeiro para as escuderias que não souberam ou puderam aproveitá-los. Apenas a Ferrari e a McLaren utilizaram este 'plus' de potência, que, no entanto, não se revelou indispensável. Renault e BMW Sauber o abandonaram na metade da temporada passada. A Williams, apesar de ter pesquisado este sistema profundamente, não o adotou, enquanto que as duas primeiras equipes de 2009, Brawn GP e Red Bull, nunca o utilizaram. Dispositivo "verde" em uma categoria pouco ecológica como a F1, o kers não foi proibido pela FIA. As equipes, reunidas em sua associação (Fota) decidiram no ano passado não utilizá-lo este ano. jf/dm